Olio Per Decking 5 Lt - Iron Fittings
Olio per Decking 5 LT - Iron Fittings - Alta resistência ao sol e chuva!
Olio per Decking
O Olio per Decking é um tratamento de alta resistência aos efeitos do sol, intempéries e tráfego de pessoas. Não trinca nem descasca e protege a madeira do sol, empenamento, algas e mofo. O óleo impregna a madeira, mantém seu aspecto natural e não é preciso lixar para fazer a manutenção.
O óleo para deck protege penetrando em profundidade na madeira e saturando as fibras, o que forma uma barreira protetora contra umidade e sujeira. Ele preserva o aspecto natural da madeira dando um aspecto úmido que realça a cor e o desenho dos veios.
A base do nosso produto é óleo de tungue, usado há centenas de anos para preservar navios de madeira por ser flexível e não escurecer com o tempo.
É indicado tanto para madeiras pesadas e densas – ideal para decks de Ipê e Cumaru – quanto leves e mais porosas como Pinus Tratado.
Indicação
- O óleo para deck é recomendado para proteção de pisos, decks e móveis de jardim e usos similares em ambiente interno e externo
- Acabamento impermeável, flexível e extremamente resistente
- Triplo filtro solar com grande durabilidade
- Penetra bem nas fibras da madeira e é elástico: não trinca nem descasca
- Satura e preenche rapidamente os veios e cria um acabamento acetinado e natural
- Composição: óleo de tungue, resinas alquídica e poliuretano, triplo filtro solar, solvente ecológico e aditivos
- Aparência: acetinado
- Aspecto: natural – não forma filme. Escurece o tom e acentua o desenho dos veios da madeira. O óleo, resina, cera e aditivos são absorvidos e endurecem nos primeiros milímetros abaixo da superfície da madeira
- Preparação: não diluir
- Rendimento por demão: até 25m²/litro
- Demãos: mínimo 3 com intervalo entre demãos de 24 horas cada
- Tempo de cura: 24 a 48 horas
- Embalagem: 1 litro e 5 litros
Aplicação
- A superfície deve estar seca, limpa de qualquer partícula ou sujeira e sem acabamento. Evite aplicar o óleo em dias chuvosos. O óleo cura por oxidação, por isso é importante manter uma boa ventilação durante a aplicação e tempo de cura. Alta umidade, baixa temperatura e ventilação inadequada aumentam significativamente o tempo de cura.
- Use um pincel para espalhar o óleo na madeira; para remover o excesso use um pano limpo e seco que não solte fiapos.
- A aplicação em decks e pisos grandes deve ser dividida em pequenas áreas de trabalho. Trabalhe em 3 a 4 réguas ou tábuas de cada vez, realizando todas as etapas de aplicação antes de passar para as próximas.
- Os passos abaixo equivalem a uma demão. Repita os passos de acordo com o número de demãos sugerido e respeitando o intervalo entre elas.
- Espalhe o óleo com o pincel sobre toda a superfície e em todos os lados da peça. Você precisa aplicar óleo suficiente para deixar a madeira saturada – cheia de óleo. Para saber se ela está saturada (se você aplicou óleo suficiente), aguarde 5 minutos e veja se há pontos secos na madeira. Pontos secos indicam que ela pode absorver mais: espalhe mais um pouco com o pincel e aguarde mais 5 minutos. Repita até que a superfície permaneça molhada por 5 minutos – isso significa que a madeira está saturada. Quando a madeira estiver saturada, esfregue toda a superfície com o pano até que ela esteja seca. Passe a mão sobre a madeira: se os dedos ficarem úmidos, ainda há excesso para ser removido.
- Não molhe a madeira durante todo o trabalho de aplicação e nas primeiras 48 horas após a aplicação da última demão.
- A reaplicação deve em móveis e superfícies expostas ao sol e chuva a cada 18 a 24 meses.
Logo após a aplicação do Olio per decking há uma quantidade muito pequena de óleo curado na superfície da madeira, que não chega a formar uma camada, mas dá o aspecto de madeira com acabamento. Pouco tempo depois este aspecto de acabamento “desaparece” e a madeira fica 100% natural, como se nada tivesse sido aplicado. Isto é normal. O óleo não saiu da madeira, o acabamento não está condenado, a madeira não está desprotegida. O óleo funciona porque impregna a madeira e não porque tem um filme sobre ela.
O produto que precisa manter um filme íntegro sobre a madeira é verniz, o óleo não funciona assim.
- Para saber se a madeira está protegida, nossa recomendação é molhar a madeira e observar se a água fica “em gota” sobre a superfície, isto é, se ela mantém um formato definido sem se espalhar pela superfície, por 2 a 3 minutos. Se a água ficar em gota neste período, a madeira está protegida.
- Em seguida, enxugue a madeira e veja se a umidade na superfície fica visível por muito tempo. Se a madeira ficar escura é sinal de que ela absorveu a água e, portanto, o óleo não está mais protegendo a madeira de forma eficiente. Este teste vale para qualquer madeira protegida com óleo.
- É claro que você pode reaplicar óleo antes disso acontecer. Por exemplo, em uma mesa ou bancada com muitos riscos e marcas de uso, você pode aproveitar que é fácil aplicar mais óleo para renovar o acabamento. Um lixamento leve, seguido de uma demão de óleo, faz maravilhas para deixar a madeira nova de novo.
- Em três palavras: facilidade de manutenção. É por causa desta forma de desgaste que não é preciso lixar a madeira para reaplicar os óleos. Quando é preciso renovar o acabamento, basta limpar a madeira para que a sujeira não fique grudada e, em seguida, aplicar óleo de novo. Não há filme rachado que precisa ser removido para fazer a manutenção.
- Manchas escuras sem formato definido e que podem acompanhar os veios da madeira geralmente são sinal de sujeira. Lave bem a madeira com água, sabão neutro e uma escova para remover a sujeira impregnada. Aguarde a madeira secar completamente para avaliar se há algum problema no acabamento.
Por que óleo para deck e não verniz para deck?
A primeira diferença é o aspecto do acabamento: o verniz para deck forma um filme que plastifica a madeira, o óleo para deck não. Mesmo o filme flexível dos vernizes acaba rachando com o sol e as constantes mudanças de temperatura típicas do Brasil.
O que leva à segunda diferença: o acabamento de decks de madeira com óleo é muito mais fácil de ser aplicado e mantido. O trabalho de reaplicação não exige lixar a madeira, apenas lavá-la, porque não há verniz velho para remover.
Características Gerais do Produto:
- Indicação: recomendado para proteção de pisos, decks e móveis de jardim e usos similares em ambiente interno e externo
- Aparência: acetinado
- Aspecto: natural – não forma filme. Escurece o tom e acentua o desenho dos veios da madeira
- Rendimento: até 25m²/litro
- Preparação: não diluir
- Demão: mínimo 3 com intervalo entre demãos de 24 horas cada
- Cura: 24 a 48 horas
- Composição: óleo de tungue, resinas alquídica e poliuretano, triplo filtro solar, solvente ecológico e aditivos
- Embalagem: 1 litro e 5 litros
- Comprimento: 21 cm
- Largura: 14 cm
- Altura: 25 cm
- Peso: 5 litros
Acompanha o produto:
- 1 Olio per Decking 5 LT - Iron Fittings
Garantia:
- 7 Dias de Garantia